No momento, você está visualizando Possibilidade do uso do aço inox na indústria automobilística

Possibilidade do uso do aço inox na indústria automobilística

É nítido e está cada vez mais presente no dia a dia da população o uso do aço em diversos segmentos do mercado, como, por exemplo, na indústria automobilística.

Atrás apenas da Construção Civil, a indústria automobilística é a segunda que mais consome aço no Brasil. Esse cenário pode ser visto nos automóveis, que tem em mais da metade do seu peso o aço, que é usado na carroceria do veículo e em peças importantes, como parafusos, eixos, bielas, entre outras.

Vantagens do uso do aço na indústria automobilística

Podemos listar uma série de vantagens do uso do aço na indústria automobilística, visto que o material tem altas resistência e durabilidade. Outro ponto é a sua versatilidade, pois oferece uma variedade de aços mais adequados às necessidades do mercado.

Tipos de aços na linha de montagem e produção

No setor de automóveis, os tipos de aços utilizados, que vamos falar abaixo, são aqueles que atendem as necessidades do setor e são importantes para a linha de produção e montagem.

O primeiro é o aço de baixo carbono. Ele pode se adaptar a diferentes formas. Como a fabricação de veículos conta com a produção de peças de inúmeros formatos que exigem uma matéria prima maleável, o aço de baixo carbono é o mais utilizado na indústria automobilística. Além disso, ele é fácil de usinar e soldar e tem baixo custo de produção. Vale ressaltar que tem uso principalmente nas carrocerias dos veículos.

O segundo aço que vamos trazer aqui, é o aço inoxidável. Aqui, vamos ressaltar a sua resistência à corrosão e mudança de cor, possíveis graças à camada invisível criada pelo cromo, presente em grande teor em sua composição. Ele também garante um aspecto atraente que dispensa pintura ou outro acabamento.

Por fim, mas não menos importante também, vamos trazer o aço patinável, que é resistente à corrosão atmosférica e, dependendo das condições, pode ser até oito vezes mais resistentes que o aço carbono. Conhecidos como aços de baixa liga, eles têm boa soldabilidade e são encontrados em formas de chapas e bobinas siderúrgicas.

Indústria automobilística, nós podemos te ajudar!

Há mais de 60 anos, a Fopil distribui tecnologia em condução de fluídos. Trabalhamos com tubos, válvulas, conexões e mangueiras. Buscamos sempre estar atualizados com as inovações do mercado, garantindo o máximo de excelência das nossas soluções. Para conferir todos os nossos produtos, acesse nosso site: www.fopil.com.br.

Veja também:

Principais Vantagens do Aço Inox na Indústria Alimentícia

Deixe um comentário

sete − 6 =