Manutenção: As válvulas borboletas podem ser usadas em uma grande variedade de aplicações, como, por exemplo, fornecimento ou tratamento de água, proteção contra fogo, indústria química e petroquímica, geração de energia, entre outros. Seu tamanho é reduzido e seu custo inferior frente a outros tipos de válvulas de processo. Existe uma grande variedade de tamanhos, desde 1,5 a 600 polegadas de diâmetro. Elas são mais utilizadas para abertura e fechamento de fluídos quando aplicadas em indústrias e possuem uma construção relativamente simples.
Desta maneira, para que elas possam operar com eficiência, é essencial que as válvulas estejam com a sua manutenção em dia. Esse processo de manutenção deve ser feito com uma empresa de confiança e que tenha o acesso a equipamentos e tecnologia de ponta, assim como uma equipe altamente treinada e qualificada.
Este tipo de válvula é usado principalmente para gases e líquidos em baixa pressão. Isso porque ela é confeccionada com matéria-prima qualificada que possui baixa queda de pressão, um baixo custo de produção e uma ação rápida.
Por que fazer a manutenção das válvulas borboletas?
O primeiro ponto positivo que vale destacar é o retorno financeiro e economia para o cliente. O motivo é que o processo de manutenção é mais viável economicamente do que a compra de um produto novo, o que faz com que o cliente economize uma boa quantia.
Além disso, temos a segurança e agilidade do processo de manutenção de válvulas borboletas, que são o segundo fator que se deve levar em consideração. Ressalta-se, também, o alto nível de robustez do processo, que é capaz de conferir às válvulas uma maior resistência e durabilidade.
Ao realizar a manutenção de válvulas borboleta em uma empresa responsável o cliente terá a garantia de que o serviço ocorrerá com extrema atenção e por meio de profissionais capacitados para realizar processos eficientes, além de estarem dispostos a auxiliar os clientes, facilitando o negócio.
Funcionamento de uma válvula borboleta
Um dos componentes chave de uma válvula borboleta é o seu disco de fechamento. Ele é anel metálico, que fica conectado a um atuador externo (manual ou automatizado) por um eixo.
Quando comparado com uma válvula de esfera, o disco da válvula borboleta está sempre em contato com o fluido, gerando maior queda de pressão.
Para abrir e fechar a válvula borboleta, é necessário um giro de 90 graus, que pode abrir tão rapidamente como uma válvula de esfera.
Para saber mais sobre as válvulas borboletas, acesse nosso e-book “Válvula borboleta e suas funcionalidades”.
Veja também: