O que são tubulações industriais e quais são suas aplicações?
As tubulações industriais desempenham um papel importante no dia a dia das indústrias, principalmente nas de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluidos de uma bomba para o reservatório.
As tubulações industriais são um conjunto de tubos, válvulas e de conexões voltado para o processo industrial, especialmente na distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais em geral.
Esse tipo de produto é constituído de materiais como o aço carbono, por exemplo. À medida que a tecnologia avançou, a fabricação das tubulações industriais se aprimorou, impulsionando o potencial técnico das estruturas, principalmente em operações que necessitam do transporte de fluídos e gasosos.
Atualmente, existem dois tipos de tubulações industriais:
- Tubulações que ficam no interior das instalações industriais, como tubulações de processo, de utilidades, de instrumentação e de transmissão hidráulica e de drenagem.
- Tubulações instaladas na parte exterior das instalações industriais, como tubulações de transporte de drenagem e de distribuição e coleta.
É muito importante saber a finalidade das tubulações industriais. Isso porque, assim, é possível encontrar um modelo de tubo mais eficiente para determinada aplicação.
Leia também:
Válvula Borboleta K-LOK, conheça mais sobre!
O universo das válvulas borboletas
Quais os princípios de funcionamento das válvulas borboletas pneumáticas?