No momento, você está visualizando Válvulas de retenção: Os diferentes tipos

Válvulas de retenção: Os diferentes tipos

Os diferentes tipos de válvulas de retenção

As válvulas de retenção são projetadas para que o fluido emane em apenas uma direção, fechando-se automaticamente com objetivo de evitar fluxo na direção oposta. Elas também são conhecidas como válvula anti-retorno ou unidirecional.

Suas aplicações são diversas e estão presentes em todos os setores da indústria. Separamos abaixo três tipos de válvulas de retenção:

  • Válvulas de retenção simples: esse tipo de válvula serve para funções muito variadas. Ela consiste basicamente em corpo da válvula, vias de entrada e saída e em um assento móvel preso por uma mola de pressão. O assento móvel pode ser um disco ou uma esfera.
  • Válvulas de retenção no circuito: ela permite o fluxo somente em uma direção (válvula unidirecional). As válvulas de retenção são usadas em um sistema hidráulico, o que permite que o fluxo contorne certos componentes, tais como as reguladoras de vazão que bloqueiam o fluxo na direção contrária. Além disso, ela também é usada para isolar uma seção do sistema ou um componente. Válvulas de retenção permitem evitar que um reservatório descarregue o fluxo de volta à válvula de descarga ou através da bomba. A parte móvel numa válvula de retenção está sempre presa por uma mola de baixa pressão. Quando uma mola mais forte é utilizada, as válvulas de retenção podem ser usada como válvula de controle de pressão.
  • Válvulas de retenção operada por piloto: neste caso, é permitido o fluxo em uma direção. Na direção contrária, o fluxo pode passar quando a válvula piloto deslocar o assento de sua sede no corpo da válvula. Esse tipo de válvula engloba corpo da válvula, vias de entrada e saída, um assento pressionado por uma mola, como no caso das válvulas de retenção. Do lado oposto do assento da válvula está a haste de deslocamento e o pistão do piloto. O piloto é pressurizado através do pistão pela conexão do piloto.


Leia também:

Válvula Borboleta K-LOK, conheça mais sobre!

O universo das válvulas borboletas

Quais os princípios de funcionamento das válvulas borboletas pneumáticas?

Deixe um comentário

seis − 1 =